Os Benefícios da Natação

Home/Piscinas/Os Benefícios da Natação

Os Benefícios da Natação

Corpo em movimento previne doenças e também trata. A atividade física fortalece os músculos, melhora a qualidade dos ossos e do sistema circulatório. Além disso, evita o surgimento e progressão de doenças cardiovasculares e osteoporose – sem mencionar seu papel na diminuição e controle da ansiedade e depressão.

Corpo em movimento dentro da água experimenta mais benefícios além dos mencionados, por isso neste post a natação vai receber nosso olhar atento. A alta oxigenação que essa atividade proporciona ao corpo faz com que as células estejam em melhores condições, retardando assim o envelhecimento, segundo Wilson Jacob Filho, professor da USP.O coração também agradece, pois os exercícios corporais unidos à atividade respiratória fortalecem a musculatura cardíaca e, assim, a gordura ao redor do coração é eliminada.

Entre os benefícios poucos divulgados também estão: a melhora da capacidade de raciocínio, da memória e dos reflexos. Em um nadador de 80 anos a velocidade de transmissão dos estímulos nervosos é semelhante à de um indivíduo 30 anos mais jovem!

A natação também é excelente para perder peso e manter o controle da forma física. Um treino de alta intensidade chega a queimar até 700 kcal. O fato de ser uma atividade sem impacto faz com que essa modalidade seja muito procurada por pessoas com algum problema ortopédico.

Algumas particularidades do meio geram mais benefícios: devido à densidade da água ser 12x maior que a do ar o esforço para se movimentar dentro dela é maior. A força do empuxo, exercida pela água de baixo para cima, promove uma sensação de leveza nos movimentos ascendentes e exige mais dos descendentes!

Imagino que você esteja animado para iniciar aulas de natação! Mas lembre-se sempre de buscar orientação profissional para verificar se há alguma restrição ou indicação específica no seu caso.

Corpo em movimento pulsando saúde, Vida e Sol é o que desejamos a todos sempre!

Autor | 2017-05-05T08:53:39+00:00 maio 5th, 2017|Categorias: Piscinas|0 Comentários